Talentos Rivio: Pedro Orii, AI engineer

Talentos Rivio: Pedro Orii, AI engineer

16 de jan. de 2026

Nosso time

Compartilhar

Link copiado com sucesso
Link copiado com sucesso
Link copiado com sucesso
Dicas de Auditoria Médica
Dicas de Auditoria Médica
Dicas de Auditoria Médica

Engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Orii Antonacio construiu uma rápida e sólida trajetória em ciência de dados e inteligência artificial, com vocação para projetos de impacto. Ainda no Ensino Médio, conquistou inúmeras medalhas em olimpíadas de Matemática e Robótica, emitindo sinais precoces de sua afinidade com problemas analíticos de alta complexidade, capacidade que trouxe para a Rivio, onde atua como AI engineer.

A missão do engenheiro Pedro na Rivio está diretamente conectada a um dos maiores desafios da gestão hospitalar no Brasil: tornar o ciclo da receita mais eficiente, confiável e sustentável. Hoje ele atua no desenvolvimento dos agentes de inteligência artificial que automatizam e escalam os processos de auditoria e faturamento das contas médicas dos hospitais, permitindo que a empresa ofereça um serviço inédito e disruptivo.

Nas horas vagas, entre outras atividades, Pedro gosta de praticar tênis, esporte que o ajuda a desestressar, manter a saúde em dia e focar em outras coisas além do trabalho. Ele se inspira na disciplina e obstinação dos grandes atletas da modalidade.

O Blog da Rivio conversou com Pedro sobre sua trajetória acadêmica e profissional, seu dia a dia no trabalho e suas aspirações e inspirações na vida.

Onde você iniciou sua carreira profissional?

Pedro Orii – Iniciei minha carreira como Data Scientist na QuantumBlack, o braço de AI da McKinsey, construindo soluções de Machine Learning em diferentes indústrias, desde pricing dinâmico em varejo até risco de crédito em bancos. Há cerca de um ano, me juntei ao GenAI Labs, time global da QuantumBlack que aplica LLMs para construir a plataforma de AI Agents da McKinsey.

E quando você colocou a IA na sua rotina de trabalho?

Pedro Orii – Migrei definitivamente para a engenharia de IA ao integrar o GenAI Labs, time global da QuantumBlack dedicado à aplicação de LLMs (Large Language Models) na construção da plataforma de agentes de inteligência artificial da McKinsey.

Com pouco tempo de Rivio, você já viveu grandes emoções tecnológicas. Qual a mais impactante?

Pedro Orii – Foi um momento muito especial o dia em que colocamos nosso primeiro agente de IA em produção. Em setembro do ano passado, tivemos de desenvolver um auditor de preços em apenas duas semanas, um tempo ajustado demais.

Montamos então uma força-tarefa que reuniu profissionais mais especializados em IA e Engenharia. Com agilidade e espírito de equipe, logo definimos o escopo da missão, começamos a destravar as integrações mais críticas e conseguimos, ao final, validar tudo com dados reais.

No último dia da força-tarefa, no prazo limite para a entrega do produto, fizemos o deploy de madrugada e vimos as primeiras auditorias rodando em produção, já identificando inconsistências de preço. 

Podemos dizer que esse episódio simboliza a cultura da Rivio?

Pedro Orii – Sim, exatamente isso. Percebi ali que eu estava na empresa certa e no lugar certo. Foi uma ação de alto rigor técnico, foco total no cliente, execução conjunta de ponta a ponta e a união de um time capaz de resolver problemas grandes e complexos de forma coletiva e coordenada.

Na Poli, durante sua graduação, você participou de um projeto reconhecido como inovador. Que trabalho foi este?

Pedro Orii – Tenho muito orgulho de ter recebido o Prêmio Inventor Conde Armando Álvares Penteado, concedido pela Poli aos estudantes responsáveis pelas invenções consideradas mais úteis e com patente registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Eu e alguns colegas de turma desenvolvemos uma cadeira de rodas elétrica para ser usada em aviões por pessoas com mobilidade reduzida.

A cadeira tinha um mecanismo de manobra especial que permitia que o cadeirante não precisasse trocar de assento nem ser carregado dentro do avião, um processo que costuma gerar muitas lesões e desconfortos em passageiros com mobilidade limitada. Por essa invenção fomos reconhecidos numa cerimônia que ocorreu em outubro de 2019.

Projeto e resultado da cadeira elétrica para aviões desenvolvida por Pedro e seus colegas

Pedro (ao centro, ao lado da mulher de azul): reconhecimento na Politécnica

Como e por que você decidiu vir trabalhar aqui?

Pedro Orii – Foi uma combinação entre o propósito que motivou a criação da empresa, disposta a resolver problemas na área de saúde, e as pessoas que já tinham se juntado à marca quando fui convidado. Me entusiasma saber que estou trabalhando em uma empresa que nasceu para atacar uma dor enorme do setor de saúde: um ciclo de receita fragmentado, ineficiente e difícil de monitorar.

Enxergo na Rivio um enorme potencial de transformação ao automatizar e dar inteligência a esses processos. A Rivio existe para que os hospitais possam dedicar energia ao cuidado do paciente, em vez de se prenderem a tarefas burocráticas.

Além do propósito institucional, o time tech pesou na sua decisão?

Pedro Orii – Total! Tenho uma admiração e respeito pelo time de alto calibre que está sendo reunido na Rivio, com profissionais de profundidade técnica e um histórico de resolução de problemas complexos em larga escala. Toda essa exuberância técnica torna o ambiente especialmente estimulante e inspirador.

Estou aprendendo muito desde que cheguei aqui e, mesmo sendo uma pessoa mais reservada, gosto que as pequenas e grandes vitórias são sempre celebradas. Assim como os tropeços são compartilhados entre todos, com responsabilidades divididas. Me agrada trabalhar assim, me sinto à vontade e confiante.

Pedro Orii (esq.) com a equipe de Tech e IA da Rivio: ambiente sempre descontraído

Para quem está fora, conte algo que o inspira no time de tecnologia da Rivio.

Pedro Orii – Vejo no dia a dia uma cultura de tecnologia orientada ao impacto que se vê e mede. Aqui não existe "tech pela tech". O uso da técnica é um meio, não um fim. A prioridade é sempre resolver dores reais da gestão hospitalar.

A proximidade com o time de Produto também é um diferencial. Trabalhamos lado a lado na definição de roadmap e prioridades, levantando dados, aprendizados de clientes e viabilidade técnica para a tomada de decisão conjunta.

Esse trabalho coletivo é estimulante. Pode parecer um detalhe, ou mesmo uma bobagem, mas todos os dias temos vontade de sair juntos para almoçar, tomar café ou, quando possível, fazer um happy hour. Conto isso para ilustrar que há muita afinidade entre nós, e sem isso eu não saberia trabalhar.

Que características você considera fundamentais para um técnico como você integrar a empresa?

Pedro Orii – Não apenas um técnico, mas todo profissional que deseja trabalhar na Rivio precisa ter bias to action (viés para a ação) e ownership (senso de dono). Ou seja, tem de gostar, saber e querer assumir responsabilidades, agir rápido e não depender de instruções perfeitas. Senão, não dá certo. Nossos founders são assim e isso escala para os times.

Podemos dizer que o dia a dia impõe essas duas características pelo menos?

Pedro Orii – Pelo menos. É que muitos problemas não chegam totalmente definidos. É preciso saber estruturar, alinhar escopo e priorizar junto com as áreas de Produto e de Negócios. O rigor técnico deve estar sempre a serviço do cliente.

O objetivo do time tech é escrever código robusto e pronto para produção, priorizando a resolução de problemas reais antes de qualquer otimização técnica. Não tem rotina, mas muita emoção.

A prática do tênis ajuda Pedro a desestressar e manter a saúde, o foco e a disciplina

_______________________________________________

Venha viver grandes momentos na Rivio

Estamos reunindo gente que sonha alto, que deseja fazer o que nunca foi feito e pretende deixar um legado. Valorizamos a execução com velocidade e excelência e o aprendizado contínuo.

Talento e coragem, juntos, costumam mudar o rumo da humanidade. Ao tornar a gestão dos hospitais mais fluida e eficiente, ajudamos a salvar vidas. Isso também é mudar a humanidade.

Trabalhar na Rivio é estar cercado de gente com propósito de carreira e ambição profissional, pessoas com vontade de crescer e de fazer história.

Nossos escritórios ficam em São Paulo, na região da Avenida Paulista, e em Blumenau (SC), um dos principais polos de tecnologia do Brasil.

Se você quer uma missão em forma de trabalho, junte-se a nós.

Conheça as vagas disponíveis 

Conheça a Rivio

Da auditoria ao recebimento dos planos de saúde, a gente cuida de tudo pra você faturar mais. Agende com nosso time agora e participe da revolução.

Conheça a Rivio

Da auditoria ao recebimento dos planos de saúde, a gente cuida de tudo pra você faturar mais. Agende com nosso time agora e participe da revolução.

Conheça a Rivio

Da auditoria ao recebimento dos planos de saúde, a gente cuida de tudo pra você faturar mais. Agende com nosso time agora e participe da revolução.