Auditoria concorrente e a sua importância

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3 de ago. de 2025

Auditoria Hospitalar

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A auditoria concorrente é feita diariamente, paralela à realização do atendimento ao paciente. Ela inicia logo após a admissão do paciente e vai acontecendo todos os dias, de forma incremental, concorrente à assistência, até a alta ou o fechamento do período de faturamento.

É uma forma de revisão contínua da conta hospitalar que busca garantir a qualidade do cuidado e a conformidade com padrões, protocolos e diretrizes estabelecidos na auditoria em saúde.

Qual o objetivo?

O objetivo principal da auditoria concorrente é a identificação, durante o atendimento, de possíveis problemas, como: erros médicos, desvios de protocolos, falta de conformidade com regulamentações e oportunidades de melhoria.

Por quem é realizada?

Normalmente a auditoria concorrente é realizada por profissionais especializados, como enfermeiros auditores, médicos auditores ou equipes de revisão de qualidade.

Eles analisam os dados e registros do paciente em tempo real para garantir que os cuidados estejam de acordo com as melhores práticas, padrões e regulamentação aplicável.

Quais os benefícios?

Os principais benefícios da auditoria concorrente na saúde incluem:

  • Melhoria da qualidade do cuidado ao paciente;

  • Encurtamento do prazo para o envio da conta para o convênio;

  • Redução de glosas pelos convênios;

  • Redução da falta de cobrança de itens na conta médica;

  • Prevenção de erros médicos

  • Redução de custos relacionados a retrabalho ou tratamentos inadequados

  • Aumento da conformidade regulatória

  • Otimização da eficiência operacional dos serviços de saúde.

Como implementar na instituição?

A implantação da auditoria concorrente exige uma mudança cultural nas instituições de saúde, com gestores e equipes ajustando seus fluxos de trabalho para apoiar essa abordagem.

Veja um fluxo exemplo de auditoria concorrente abaixo:

 

Como a tecnologia pode auxiliar?

A tecnologia desempenha um papel fundamental na execução da auditoria concorrente, permitindo que a análise de todas contas seja realizada diariamente por sistemas informatizados.

Muitas ações frequentes podem ser automatizadas de forma que o próprio sistema faça ajustes na conta, ou na dúvida, envie de maneira automática alertas para outros setores e departamentos responsáveis em ajustar a conta.

Por exemplo: Quando o sistema detecta a falta de alguma autorização do convênio, ele já alerta o setor de guias para que seja providenciada a autorização, de modo a evitar um atraso no faturamento no momento da alta do paciente.

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