3 de ago. de 2025
Auditoria Hospitalar
Compartilhar
A auditoria concorrente é feita diariamente, paralela à realização do atendimento ao paciente. Ela inicia logo após a admissão do paciente e vai acontecendo todos os dias, de forma incremental, concorrente à assistência, até a alta ou o fechamento do período de faturamento.
É uma forma de revisão contínua da conta hospitalar que busca garantir a qualidade do cuidado e a conformidade com padrões, protocolos e diretrizes estabelecidos na auditoria em saúde.
Qual o objetivo?
O objetivo principal da auditoria concorrente é a identificação, durante o atendimento, de possíveis problemas, como: erros médicos, desvios de protocolos, falta de conformidade com regulamentações e oportunidades de melhoria.
Por quem é realizada?
Normalmente a auditoria concorrente é realizada por profissionais especializados, como enfermeiros auditores, médicos auditores ou equipes de revisão de qualidade.
Eles analisam os dados e registros do paciente em tempo real para garantir que os cuidados estejam de acordo com as melhores práticas, padrões e regulamentação aplicável.
Quais os benefícios?
Os principais benefícios da auditoria concorrente na saúde incluem:
Melhoria da qualidade do cuidado ao paciente;
Encurtamento do prazo para o envio da conta para o convênio;
Redução de glosas pelos convênios;
Redução da falta de cobrança de itens na conta médica;
Prevenção de erros médicos
Redução de custos relacionados a retrabalho ou tratamentos inadequados
Aumento da conformidade regulatória
Otimização da eficiência operacional dos serviços de saúde.
Como implementar na instituição?
A implantação da auditoria concorrente exige uma mudança cultural nas instituições de saúde, com gestores e equipes ajustando seus fluxos de trabalho para apoiar essa abordagem.
Veja um fluxo exemplo de auditoria concorrente abaixo:

Como a tecnologia pode auxiliar?
A tecnologia desempenha um papel fundamental na execução da auditoria concorrente, permitindo que a análise de todas contas seja realizada diariamente por sistemas informatizados.
Muitas ações frequentes podem ser automatizadas de forma que o próprio sistema faça ajustes na conta, ou na dúvida, envie de maneira automática alertas para outros setores e departamentos responsáveis em ajustar a conta.
Por exemplo: Quando o sistema detecta a falta de alguma autorização do convênio, ele já alerta o setor de guias para que seja providenciada a autorização, de modo a evitar um atraso no faturamento no momento da alta do paciente.



